Bordejando

domingo, 29 de setembro de 2024

5o UIK KLIP de SETEMBRO de 2024

 O 5o UIK KLIP de SETEMBRO de 2024 abre com  uma síntese do que realmente faz a diferença, a inteligência, a elegância e a beleza, a sabedoria e seus ótimos efeitos.

Na seqüência da seleção instrumental bem brasileira iniciada com SIX SONGS @ RIO 1, eis os dois próximos vídeos curtos de 6 minutos cada .

Já enviada em outras versões, mais uma bela edição de "Estão voltando as flores" de Paulo Soledade.

Dois vídeos sobre a arte de fazer caras e bocas  para mostrar o talento alheio e/ou enganar os incautos.

Neste último sobre a picaretagem na internet, o apresentador não se contenta em apenas apresentar e no máximo comentar o conteúdo, precisa se "amostrar" embaixo do vídeo em descartável exibicionismo.

Fechando esta edição, o bem explicado processo de construção de Veneza, a sofisticada manutenção do BMW e antigo reclame da Fifi, sucesso de audiência e certamente de vendas.

domingo, 22 de setembro de 2024

4o UIK KLIP de SETEMBRO de 2024

O 4o UIK KLIP de SETEMBRO de 2024 abre com  um meme  sobre o dilema do progresso e  "Things to do" in Rio de Janeiro, com uma hora de imagens da cidade maravilhosa e bossa nova para relaxar.

Tentando escapar da pasteurização bossanovíssima, possa ser que o belo vídeo venha emoldurar uma seleção instrumental bem brasileira, começando pela amostra que acaba de sair do iMovie.

Do Rio para o Uruguay, Alfredo Zitarrosa , cantando "El violín de Becho"(na TV mexicana), sucesso do século passado na voz de Mercedes Sosa . 


…Becho quiere un violín que sea hombre

que al dolor y al amor no los nombre

Becho tiene un violín que no ama

pero siente que el violín lo llama…

 

Do Uruguay para o Chile, o Inti-Illimani nas Alturas, quase 7 milhões de visualizações e Bailando, Bailando, ótimas canções folclóricas andinas com com belas imagens.

Sensacional animação de 2009 Pigeon: Impossible também disponível no YouTube em apresentação pelo seu criador Lucas Martell  .

Bom mesmo é o Pombo Correio do inesquecível baiano Moraes Moreira que afinal Pernambuco é Brasil .

A hilária animação pombástica da reunião desta antipática ave porcalhona, e primatas avoejantes em presepadas radicais.


Beirando com humor a nauseabunda cena política de cá e de lá, debate remix de Trump sobre os comedores de cães gatos e diversas versões da cadeirada no debate e o indoutrinável.


Fechando esta edição, e alerta sobre golpes com a inteligência artificial e a covardia dos políticos detonando os fundos de pensão. 


 

 

domingo, 15 de setembro de 2024

3o UIK KLIP de SETEMBRO de 2024

 O 3o UIK KLIP de SETEMBRO de 2024 abre com o curioso transporte de crianças pelo correio americano no início do século passado. 

Em pleno século XXI crianças no ocidente sofrem a Síndrome de Peter Pan, como no filme O tambor e recusam-se a crescer, vivendo uma infância eterna, principalmente os homens-crianças(Puer-Aeternus), mas também valido para os demais gêneros ou personagens.

Passou o dia dos pais e ainda com atraso, cenas da premiada animação Father e o abraço de pai e filho(na verdade , o pai quando jovem).

Animação premiada e premonitória de 1932 e mais inteligência artificial com arte e magia.

O Semba de Angola e do Maranhão, o Samba de roda do recôncavo baiano, o Samba do Rio de Janeiro, o Samba Landó do Perú e o Zamba da Argentina.

1-Semba de Angola.

2-Semba -com Zeca Baleiro.

3-Samba de roda.

4-Samba carioca : Conselho de Almir Guineto .

5-Samba Landó com o conjunto chileno Inti Ilimani.

Hoy día alzamos la voz
Como una sola memoria
Desde Ayacucho hasta Angola
De Brasil a Mozambique
Ya no hay nadie que replique
Somos una misma historia

Samba landó, samba landó
¿Qué tienes tú que no tenga yo?
Samba landó, samba landó
¿Qué tienes tú que no tenga yo?

6-La zamba argentina-Luna Tucumana com Atahualpa Yupanqui.

En algo nos parecemos

Luna de la soledad,

Yo voy andando y cantando

Que es mi modo de alumbrar.

Um baião brasileiro interpretado na Coreia do Sul com violino e cello e a pernambucana Maria Dapaz em seu sucesso "Meu amor meu amorzinho".

Quem leva tudo ao pé da letra, interpretando como está no dicionário enfrenta a sociedade despreparada para lidar com os literais e é taxado de burro e/ou implicante. O "standapista" Stevan Gaipo com quase 400k seguidores ilustra com humor esse choque.

Nelson Freitas mostrando que tem coisas que nem a ciência pode explicar.

Uma óbvia constatação do módico preço da carne e o abusivo preço dos snacks.

Fechando esta edição, dicas de economia de água e alerta sobre as garrafinhas com termômetro.

 

domingo, 8 de setembro de 2024

2o UIK KLIP de SETEMBRO de 2024

 O 2o UIK KLIP de SETEMBRO de 2024 cumpre o doloroso dever de registrar a independência do povo e a balançada da mídia na celebração do 7 de  setembro. 

Encerrando a parte política, um vídeo curto de Paulo Figueiredo sobre o nosso país, um criativo candidato a vereador em Porto Alegre e a vista aérea do jogo de cartas marcadas prestes a ser desmontado em São Paulo.

Sérgio Mendes, mudou de cenário aos 83 anos, após 60 anos de carreira e 35 álbuns. 

Mas que nada(Jorge Ben) e mais que tudo, o maravilhoso arranjo para Corcovado de Tom Jobim, ele projetou como ninguém a música popular brasileira.

A ovação durante o tributo a Paul McCartney(minuto28:48) comprova o reconhecimento desse extraordinário artista brasileiro.

Coletivo Educação pela Arte no DF, contextualiza e ensina passos básicos do Frevo e outras danças brasileiras como o Ijexá.

Música de Cabo Verde com a grande estrela internacional Cesária Évora em Paris interpretando Sodade, BANA com a bela canção Cor di rosa e  Nancy Vieira com Petit Pays.


Fechando esta edição, um competente arrumador de melancia e arremedando as "catigurias" de base, sub-20, sub-17, etc., surge a sub óbito, para atletas além de master.

domingo, 1 de setembro de 2024

1o UIK KLIP de SETEMBRO de 2024

O 1o UIK KLIP de SETEMBRO de 2024 abre com  um registro do filme Pássaro branco, que trata de um tema recorrente da humanidade e de como o bullying vira antipatia, raiva e se propaga em forma de ódio coletivo e incontrolável. 

Seleção de imagens da capital federal com uma breve descrição e ipês floridos em Brasília com a preciosa canção de Paulo Soledade "Estão voltando as flores", gravada por Emílio Santiago.

Belíssima gravação de 1965 de "Cañera tucumana", com o solista Juan Carlos Moreno e Los Fronterizos.

¡Ay tucumana!, esos ojos tuyos. 

si ellos son tu orgullo, mío lo son más. 

Y en mis noches parecen *cocuyos*, 

chispeando sus luces en la oscuridad..

*cocuyos*=vagalumes

Clara Nunes nos encheu de graça em sua breve existência e deixou um legado extraordinário como esta entrevista e o grande sucesso de Ataulfo Alves "Você passa, eu acho graça".

Em 2002 para a gravação do DVD Casa De Samba #4, outra ótima interpretação com Noite Ilustrada & Cássia Eller .

O candidato super sincero e a criativa sonoplastia dos desenhos animados.


As faculdades de medicina pouco ou nada  ensinam a respeito de inflamação crônica, sub-clínica e alimentos inflamatórios.

A "catiguria" sempre foi orientada a achar vilões e utilizar as amostras grátis para conformar os amedrontados pacientes/consumidores.

Neste vídeo o Dr. Alexandre Loyola dá uma aula sobre o colesterol, mais uma típica dificuldade elaborada para vender  supostas facilidades.

O Dr.Romulo Flister relembra o enorme significado da frase "Prefiro estar empiricamente vivo que cientificamente morto".(autoria não confirmada) . 

Ele ressalta que  Hipócrates tinha conhecimento e nenhum “carimbo”, como os atuais chanceladores de currículo que destacam triunfo pessoal na carreira para inflar o ego e omitem dúvidas e segurança. 

Um mundo onde a ciência está limitada e o questionamento deixou de existir! 

Para quem admira a Ciência sem descartar o empirismo, vale a pena contar até 30, repetir a contagem e garantir que a existência não será subitamente interrompida.

Completa e complexa explanação(en español) sobre a Vitamina D e algumas hipóteses sobre propósitos e interesses para a administração a diversos grupos.

Informações sobre vitaminas e suplementos e dicas para evitar interações perigosas.

Veterana da Segunda Guerra Mundial comemora 102 anos de parachute e entra para o livro de recordes.

Fechando esta edição, a recente reunião dos três poderes para tratar de seus interesses, desabafos de Enéas no século passado e do avacalhador eleitoral  atualizando a podridão.