Bordejando

domingo, 11 de fevereiro de 2024

2o UIK KLIP de FEVEREIRO de 2024

O 2o UIK KLIP de FEVEREIRO de 2024 abre com o frevo Evocação nº.1 em ritmo de tango e com os  Batutas de São José(1957), um ótimo "reclame" carnavalesco de 2018 e o Império Serrano na apoteose do Reino Unido(ma non troppo). 

Repetindo o que já foi compartilhado em 2023, sucessos de antigos carnavais e memórias dos cine-noticiários de Jean Manzon, inclusive futebol, JK e carnaval.

Também já compartilhado desde 2012, o time-lapse The City of Samba  de Jarbas Agnelli e Keith Loutit, confirma originalidade e criatividade de suas obras individuais "Birds on the Wires" e "Bathtub IV" premiadas em Bienal de Vídeo.

Da passarela do samba para o centro do Rio de Janeiro, a triste realidade do patrimônio histórico abandonado e de uma cidade em processo de auto destruição.

Para os consumidores atraídos pelos BYD ADs & Cia., vale a pena ler as opiniões sobre os veículos elétricos  e para refinar as  escolhas, atenção para a eletrizante má fama de alguns bibelôs automotivos.


Renovando a temporada de cinema, algumas estreias de 2024 que valem a pena ver, com as devidas ressalvas:

Vidas passadas da sul-coreana-canadense Celine Song, passado em grande parte em Nova Iorque e flashbacks de Seul, com a belíssima ligação desde a infância dos protagonistas. Imperdível!

Os rejeitados é uma boa história com excelentes atores, belíssimas locações e fotografia, alguns diálogos marcantes e momentos cansativos que um montador rigoroso descartaria. Tem aqueles clichês básicos de Hollywood, o perdedor, o valentão, o rejeitado, o rebelde e os inevitáveis exercícios de dramaturgia e humor forçado, mas vale a pena ver.

Pobres criaturas(Poor Things), tem uma construção alegórica beirando o surrealismo e conduz o expectador a fugir da realidade, segundo um amigo cinéfilo. 

Sem dúvida em termos de arte este filme é extraordinário, mas no segundo tempo e prorrogação o diretor deve ter passado o comando para um coiso seguir a cartilha róliudiana de sexo, violência, vingança e outras provocações.  

Depois de mais de 2 horas e a apoteótica vingança da POOR THING, faz sentido uma das críticas do Rotten Tomatoes: Pobres espectadores!

O amigo cinéfilo imaginou ter visto uma obra de arte salvadordalística .

Dali prá cá, as loucuras, digo pinturas, foram encadeadas neste vídeo pendurado no varal Avoações e músicas.

De Dali para Picasso, conta-se que durante um interrogatório, um oficial nazista mostrou ao pintor uma fotografia do quadro Guernica e perguntou se ele havia feito. A resposta foi primorosa: Vocês é que fizeram, eu apenas pintei.

Fechando esta edição, a dolorosa obra de Picasso explicada e o belíssimo texto de Adélia Prado , O que a memória ama, fica eterno. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário