Bordejando

domingo, 7 de abril de 2024

1o UIK KLIP de ABRIL de 2024

O 1o UIK KLIP de ABRIL de 2024 abre com uma citação do heróico Saramago, cada vez mais atual e um vídeos sobre o poder da oração.

Da oração para o "louquidão" o texto O milagre do coronavírus, divulgado em UIK KLIP de março de 2020, que traz à memória o livro "Intermitências da morte" em que a dita cuja decide que não vai mais atuar em Portugal e quem precisar morrer que atravesse a fronteira para a Espanha, ora pois !

Para quem se interessar pela vida e obra do autor, Nobel de literatura em 1998, eis o vídeo SARAMAGO de 2010 com quase 30 minutos, postado no canal Avoações e música.

Três vídeos do reino animal/sobrenatural, sobre tubarões, escorpiões & lagartixas e cachorro incorporando a pomba-gira.

Para amenizar a dor que deveras sentimos neste mundo revirado, no entanto é preciso cantar, começando pela antológica Marcha da quarta-feira de cinzas de Vinicius de Moraes & Carlos Lyra.

No lançamento do CD "Meu nome" no Teatro FECAP em 08/05/2009, Ceumar expressou seu poético e utópico desprendimento em Feliz e triste de sua autoria e Kléber Albuquerque.

O Samba da Utopia de/com Jonathan Silva & Ceumar encadeia POESIA, SABEDORIA, REBELDIA, TEIMOSIA e propõe  gritar a palavra UTOPIA para escapar da TIRANIA . 


Se o mundo ficar pesado

Eu vou pedir emprestado

A palavra POESIA


Se o mundo emburrecer

Eu vou rezar pra chover

Palavra SABEDORIA


Se o mundo andar pra trás 

Vou escrever num cartaz

A palavra REBELDIA


Se a gente desanimar

Eu vou colher no pomar

A palavra TEIMOSIA


Se acontecer afinal

De entrar em nosso quintal

A palavra tirania


Pegue o tambor e o ganzá

Vamos pra rua gritar

A palavra UTOPIA


Ainda que a tal TIRANIA para a maioria dos artistas seja um clichê ideológico, a canção é muito bonita e perfeitamente aplicável a esses 4 anos covídicos, consolidados em excelente artigo publicado na Revista Oeste, disponível para assinantes.

O autor do artigo Jeffrey Tucker(link para o FB) conclui que o caos sádico que a humanidade sofreu é uma tentação para uma classe dominante e muitas outras instituições que se juntam para participar do festival de saques e pilhagem. 

Ele aponta os grupos de interesse que não se importam com o bem geral, muito menos com os direitos humanos e que podemos nunca descobrir a verdade, mas os esforços não vão cessar para nos aproximarmos dela.

Fechando esta edição, os inacreditáveis tributos do movimento em uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário